sexta-feira, 29 de setembro de 2017

A HISTÓRIA DE UM FANTASMA



Olá povo do Deu Nó, voltamos aqui novamente para falar de uma obra cinematográfica de grandeza impar. Um filme que se você olhar para capa não acredita que o filme é tão bom.

Mas não é para qualquer um, o filme que tem a assinatura de David Lowery que gastou pífios cem mil dólares na produção. que conta com a presença de  Casey Affleck e Rooney Mara nos papeis centrais da trama.
Sendo uma produção independente o diretor usa artimanhas de fotografia e improvisos propositais para ilustrar a história.


Casey e Mara interpretam um casal que acaba de mudar para sua nova residencia, ele buscando inspiração para sua música ela uma esposa devota. Até ai tudo bem. Quando se deparam com um barulho no piano e nada encontram ao procurar. No dia seguinte Casey morre em um acidente de carro e desperta no necrotério como um fantasma.
Aqueles fantasmas do tipo turma do penadinho onde ele fica com um lençol sobre a cabeça.
O que por si só é engenhoso e brilhante.

Não espere um filme de sustos ou de grandes movimentos. A pelicula é lenta e detalhista, que nos emerge em cada detalhe e no sentimento de cada personagem.
Todo o sentimento de perda e culpa que os personagens sentem acabam chegando em quem assiste, pois, Lowery, não teve pressa em fazer planos sequencias cuidadosos onde o humor e o tempo vão ilustrando a dor e solidão do fantasma, e toda a historia da casa.

Resumindo o fantasma fica preso a casa "assombrando a todos que ali passam", sendo na verdade um personagem que simplesmente fica na casa a eternidade. E nesse tempo se passam pessoas na casa e o tempo vai andando e andando. E cada transição feita com perfeição nos faz entender que o tempo não para e para o fantasma o tempo é irrelevante pois, ele não percebe esse tempo passar.


Um filme silencioso para ser contemplado e aplaudido no final tamanha a grandeza de sua mensagem.
Dado momento niilista que não importa o que se passe a solidão será o nosso legado pela eternidade. Outras horas poética pois, se consegue ver vida o tempo todo apesar de se tratar da historia de um fantasma através do tempo.


Recomendo que observe a fotografia arredondada no estilo polaroide que nos leva a nostalgia de fotos instantâneas que duram centenas de anos, afinal a mensagem do filme é a eternidade. 

Pegue sua pipoca e seu guarana e aproveite cada segundo dessa obra prima do drama/suspense/ficção/poesia/filme de qualidade.

Vamos nessa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário